AtoM IMD

Instituto Marcelo Déda        

Fundo IMD - Instituto Marcelo Déda (Fundo)

Atas de Reunião Eleição e Posse da estr... Ata de Eleição e Posse ... Ata de Fundação e Aprov... Manifestacao de desejo de... Projeto institucional II Projeto IMD Projeto institucional Carta inaugural Programa de História Oral Apresentação do projeto Pranchas Contrato de criação Processo UFS - 23113.0326... Clipping Press release Estatuto Social Termo de Cooperação Té... Projeto Senhoras das Águ... Projeto Orquestra Jovem d... Análise e proposta de co... Projeto IMDTV Prêmio Manoel Bom fim Produtos de Merchandising... Ibarê Dantas [depoimento] Balanço e balancete exer... Balanço Patrimonial e DR... Balanço Patrimonial exer... Diário de intervenção ... Sergipe 247: -Com livro d...

Zona de identificação

Código de referência

BR BR SE IMD IMD

Título

Instituto Marcelo Déda (Fundo)

Data(s)

  • 2013 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Fundo ativo. Documentos inaugurais, legais, constitucionais e operacionais do Instituto Marcelo Déda.

Zona do contexto

Nome do produtor

IMD | Instituto Marcelo Déda

História biográfica

Marcelo Déda desejava criar um Instituto, apartidário, com finalidades socioculturais, ainda enquanto prefeito municipal de Aracaju - à época, com a possível denominação de Instituto Manoel Bonfim. No dia 16 de maio de 2013, Marcelo Déda registra, em suas disposições gerais, a intenção e o desejo de que seu legado, material e imaterial, fossem preservados por uma instituição com o nome de Instituto Marcelo Déda. Em 04 de novembro de 2013, numa reunião nos aposentos do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, Marcelo Déda autoriza a criação do IMD após analisar o pré-projeto do Instituto. Durante essa reunião, com a presença de Eliane Aquino, José de Oliveira Jr. e Pedro Lopes, foram discutidos aspectos da formatação jurídica e operacional da instituição, da formação dos Conselhos, dos possíveis produtos a serem extraídos do seu arquivo pessoal após tratamento arquivístico, sobre o caráter e funcionamento de instituições similares a seguir como modelo e sobre o estudo da logomarca, esboçado pelo próprio Marcelo Déda na ocasião. Atualmente em fase de constituição, no dia 31 de janeiro de 2014 foi realizada a primeira reunião do Núcleo Fundador do IMD.

Objetivos e Finalidades do IMD:

1. Promover, latu senso, a custódia e a difusão do Arquivo Pessoal Marcelo Déda Chagas, assim como de todos os outros fundos ou coleções -de guarda do IMD- que lhe sejam incorporados ou relacionados, sob as bases científicas da arquivologia, preservando, conservando preventivamente e dinamizando as materialidades da memória para fins culturais, científicos, educacionais, lazer e informação.

2. Preservar o legado imaterial do seu fundador enquanto homem público, promovendo os valores, as crenças e o ideário político, social e cultural que Marcelo Déda cultivara em vida por meio de ações culturais, sociais, pedagógicas, científicas e afins.

3. Promover políticas e difundir boas práticas de gestão pública e governamental, com independência ideológica, partidária e governamental, enfatizando:

1. Valores de cidadania e justiça social;
2. A promoção do desenvolvimento econômico e social e o combate à pobreza;
3. A ética, a paz, os direitos humanos, a educação, a inclusão social, a democracia e outros valores fundamentais da convivência social.

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Acesso com restrições legais.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Mínimo

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Locais relacionados